SHANTALA massagem para bebê


A leitora Carmen... pediuinformações sobre chantala (massagem para bebes) devido ao fato de ter um bebecom síndrome de down. Depois de responder resolvi fazer uma postagem sobre a mesmae a importância dos estímulos, principalmente o “toque”, começando na 1ªinfância. Devido a ser interessante para todos. Por isso nessa não teremos o tópico sobre dicas de saúde.


Pouco se conhece a respeito dessa síndrome no que se refere aos princípios desencadeadores da mesma,seja do ponto de vista científico, seja do espiritual.
Ao nascer, uma criança comSíndrome de Down, além do acompanhamento pediátrico é importante que se lheofereça orientação de outros eventuais especialistas. Além disso, a criançadeve ser submetida a um tratamento através de estímulos que minimizarão os efeitosdas alterações neuro-motoras e fonoarticulatórias. É importante não se perderde vista a família e as dificuldades que enfrenta desde o nascimento de seufilho com Síndrome de Down. Sabe-se que as crianças que estão desde onascimento se submetendo a esses tratamentos têm melhoras em seu desempenho.
Os psicólogos dodesenvolvimento concordam que os bebes aprendem naturalmente e extrairão de umambiente afetuoso e amigo todas as informações necessárias. A segurança básicaocasionada por um vínculo forte entre pais e filho possibilita ao bebeentrar no mundo e desenvolver sua plena capacidade física, mental e espiritual,para isso a massagem infantil proporciona uma riqueza de experiências sensóriasfascinantes, também  acelera amielinização dos nervos dele e não existe música mais doce do que o som de umamãe cantando, nunca haverá um brinquedo capas de substituir um pai real e vivocontando uma história. Nenhum dispositivo de estimulação pode se comparar a serposto no colo e ninado. O toque é um elemento muito poderoso de criação devínculos entre os humanos; pessoas apaixonadas, crianças que formam amizades,até quem acaba de adquirir um bichinho de estimação, passarão bastante tempo emcontato estreito até que o vínculo esteja assegurado. Outro elemento importantena formação de vínculo é a vocalização... O bebe ouve a voz da mãe, seu corpose movimenta no ritmo dos padrões de sua fala, e o tom de voz usado quando falacom ele é particularmente doce aos seus ouvidos. A massagem infantil (shantala)  ajuda a ampliar o vinculo iniciado no nascimento. Umbebe aprende o conforto e a segurança de amar e ser amado. Ele adquireconhecimentos sobre seu próprio corpo à medida que a mãe lhe vai mostrando comorelaxar um braço ou costas tensas, ou o ajuda a aliviar gases dolorosos. A mãeou o pai olha nos olhos dele, canta e fala com suavidade, enquanto massageiagentilmente a pele do bebê. Assim, a cada dia “a dança” do vínculo começa denovo.

Agradecimentos a editora Ground por liberar esse vídeo para todos.

O Frances FréderickLeboier, médico obstetra, quando foi à Índia, viu uma MULHER massageandoseu filho, pediu para aprender a CNICA e a trouxe para o ocidentechamando-a de SHANTALA em homenagem a MULHER, que tinha esse nome.

Mais informações em:



Etiologias e caracterizações da Síndrome de Down (SD)

Sobre Shantala





Para informações sobre terapias complementares (alternativas):entrar em contato
Quero agradecer aos leitores pela confiança, em especial a Yuri Ataide e Cleunice pelo apoio.


Dúvidas sobre terapias Alternativas? 
Faça sua pergunta na página: entrar em contato
Resposta em 24 horas ( grátis).



Nenhum comentário:

Postar um comentário